INSS disponibiliza extrato de pagamento das aposentadorias com reajuste anual

Confira passo a passo para fazer a consulta no sistema do Meu INSS.

0
76
Fachada do Edifício Sede do Instituto Nacional do Seguro Social - Previdência Social. O Senado deve acompanhar a tramitação da proposta de reforma da Previdência junto à Câmara dos Deputados, ainda antes de o projeto chegar para a análise dos senadores. Foto: Pedro França/Agência Senado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a disponibilizar os extratos de pagamentos das aposentadorias com os valores reajustados, conforme alteração prevista de acordo com o salário mínimo vigente para o ano, que até o momento é de R$ 1.302.

A consulta dos valores com reajuste anual pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS e será liberada gradualmente aos beneficiários. Por isso, se a sua aposentadoria ou do seu cliente ainda não aparecer com novos valores, não se preocupe.

No site do Meu INSS, o usuário já cadastrado deve inserir a senha na tela inicial e procurar o extrato na opção “Meus Benefícios”. Clique no símbolo do olho que aparece em sua tela e deverá aparecer os valores referentes à janeiro, com a quantia final do benefício (após os devidos descontos), a data do acerto e se está apto ou não para o consignado do instituto.

O beneficiário então deve clicar na opção “Detalhar” e depois em “Ver extrato de pagamento”, onde constará o valor bruto do novo pagamento e o detalhamento dos descontos cabíveis.

Os pagamentos reajustados do INSS de 2023 incluem as aposentadorias, pensões e auxílios, que começam a ser pagos nesta quarta-feira (25). O piso passa para R$ 1.302, conforme o salário mínimo, e quem recebe acima dessa faixa terá aumento de  5,93%, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor  (INPC).

Os beneficiários da capital paulista, no entanto, serão uma exceção à regra devido ao feriado de aniversário da cidade e terão os depósitos iniciados na quinta-feira (26).

Cerca de 37 milhões de brasileiros contam com os benefícios do INSS atualmente.

Notícias Contábeis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui